Saturday, June 24, 2017

2017 - O Céu na Terra {Julio de Castilhos}

De volta ao meu Rio Grande do Sul, finalmente consegui conhecer o Jardim das Esculturas. São alguns quilômetros de estrada de chão, subidas, pedras e curvas, mas também, de paisagens lindíssimas que vão aumentado a expectativa de chegar no jardim.

Logo de cara, fomos surpreendidas por um caminho de estátuas em posição de lótus e uma escultura com cerca de 3 metros de altura. É uma energia incrível! Me impressionou a profunda espiritualidade do escultor, buscando mostrar a meditação, a natureza e diversas entidades religiosas, como Buda, o Preto Velho, índios, chineses e etc. 


Rogério Bertoldo é escultor autodidata e começou o Jardim das Esculturas aos 35 anos. Nos convidou para um bom mate e contou que quando ele olha para uma pedra, já enxerga todo o tridimensional da escultura. Me emocionei com sua demonstração usando o martelete/talhadeira para esculpir uma face. Como ele mesmo disse: "Faz vibrar o corpo todo"! 
É realmente incrível o seu dom de transformar as pedras duras, pesadas e sem forma, em estátuas leves, harmoniosas e delicadas! 

2017 - Os Encantos de {Capitólio}

Terra do pão de queijo: Minas Gerais. E, também, terra de inúmeras belezas naturais...
Fomos passar o dia em Capitólio, cidade banhada por um dos maiores lagos artificiais do mundo: O lago de Furnas, com 1440 km². Alugamos um passeio de lancha, com duração de 3 horas, para conhecer os famosos canyons e cachoeiras. Apesar de já estar friozinho em Abril, a água estava deliciosa. A paisagem é fascinante, com os paredões rochosos e a água esmeralda, de uma profundidade que dá uma sensação dicotômica de entusiasmo e medo. 

Visitamos diversas cachoeiras lindas, com águas cristalinas, verdadeiras piscinas naturais.
Imagem do Google

Para finalizar o dia, fomos ao Mirante dos Canyons, com uma vista divina deste paraíso.

2017 - Vive la France! {Carcassone & Montpellier}

De volta à França, dessa vez dando uma passada pelo Sul, visitei a comuna francesa Carcassone. Cruzando a Pont-Vieux, no Rio Aude, chegamos à Cidadela de Carcassone, uma arquitetura medieval do século XII, com 52 torres, considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Uma construção realmente incrível. Feita de pedra, possui um muro exterior e um interior - sistema que na época de sua construção, antes da artilharia, dava grandes vantagens defensivas, permitindo combater e dividir os atacantes em duas seções, tornando-os mais vulneráveis. 
O mais legal, foi adentrar a Cidadela esperando ver ruínas e encontrar várias casas, hotéis, restaurantes e bares. Até tomei um vin chaud (quentão ou vinho quente).

 Depois, visitei a charmosa Montpellier, oitava maior cidade francesa. O calçadão da cidade parece um cenário de filme Disney, com belas construções, tanto no centro histórico, quanto na parte moderna.

A Cathédrale Saint-Pierre de Montpellier é, além de igreja católica, um monumento gótico, do século XIV, que arranca suspiros com sua magnitude ao pôr do sol.

A Place Royale du Peyrou também é palco de belíssimas paisagens. Construída nos séculos XVII e XVIII, a esplanada, em sua origem, era constituída apenas da praça real com uma estátua do rei Louis XIV, o Rei Sol, em seu cavalo. No século XVIII, Louis XVI estabeleceu um "non altius tollendi", em que nenhuma construção poderia ultrapassar o limite que prejudicasse a vista panorâmica do local (lei válida até hoje).
Ainda tive a honra de encontrar alguns Salgueiros Lutadores bem mansinhos.

O Musée Fabre é um dos mais importantes museus de arte na França, com mais de cinco mil obras à serem exploradas. A que mais me encantou, foi a escultura de Voltaire, feita com argila, gesso e madeira por Jean-Antoine Houdon (1741-1828). A estátua do pensador parisiense é tão impressionante que só faltava falar sobre o Século das Luzes e seus ensaios em Cartas Filosóficas (1734), defendendo a tolerância religiosa e combatendo o absolutismo.

Também assisti a um filme no Planétarium-Galilee, localizado no Centre Commercial Odysseym, cheio de boutiques e restaurantes ótimos. O filme “Dream to fly: le rêve d’Icare” foi muito legal, contando sobre a ousadia do homem ao desafiar a gravidade e voar mundo afora.

Para finalizar, nada mais francês que comer uns bons Macarons e assistir a uma Jam Session (encontro de músicos para tocar música popular, como jazz, de improviso) em uma adega!


2017 - O Pequeno País {Andorra}

O país Andorra, um dos menores do mundo (468 km²), é localizado entre a Espanha e a França e conhecido por ser um paraíso fiscal. A língua oficial é o catalão, mas, felizmente, todo mundo entendeu meu "portunhol".
Em Andorra-la-Vella, o maior pólo comercial do país, encontram-se diversas lojas dos mais variados produtos. 
 
Dei a sorte de ser recebida por uma tempestade de neve (pelo meu sorriso, na foto abaixo, é possível perceber o quanto estava frio), mas a paisagem é deslumbrante. Nunca havia visto tanta neve.

Era muita neveeeeee!

2017 - A Capital do Modernismo Catalão {Barcelona}

A cidade espanhola é palco de arquiteturas incríveis, dentre as quais estão as famosas obras de Gaudí (1852-1926). O Templo Expiatório Sagrada Familia, iniciado em 1883, é riquíssimo em detalhes e é considerado Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Visitei também La Casa Museu Gaudí, onde morou o arquiteto, e o Parque Güell, com direito a reencontro World Science Conference Israel.

O porto de Barcelona também tem uma arquitetura impressionante que reflete o quão movimentado o lugar é. Nos arredores, há um shopping, onde fizemos uma parada para tomar um cafezinho e apreciar a vista.
 

O distrito da Ciutat Vella, núcleo histórico da cidade, é um local extremamente chamoso. O Bairro Gótico, com suas ruas estreitas e escuras, é cheio de bares, restaurantes, museus, que tornam o ambiente muito agradável.

Dentro do bairro é imprescindível visitar o Museo Picasso. Senti uma energia incrível ao conhecer um pouco mais sobre a história do famoso pintor. Nascido na Espanha, passou a maior parte da sua vida na França e é conhecido como o fundador do Cubismo. Na sua infância pintava quadros realistas, mas no início do século XX, revolucionou a arte, entrando na fase cubista.
Imagem do Google
Imagem do Google

2017 - Grande {São Paulo}!

De mudança para Indaiatuba-SP, vim trabalhar na empresa SEW EURODRIVE (abreviação de Süddeutsche Elektromotoren Werke). Fundada na Alemanha em 1931 e, no Brasil, desde 1978, a empresa fabrica motoredutores, produtos eletrônicos e motores elétricos. A vista da janela do escritório é tão linda que poderia bem ser uma inspiração de paisagem para Monet. E o céu, a cada manhã, me surpreende com uma pintura nova.

Aproveitei para rever os velhos amigos de Campinas e me aventurar no Boliche. 
Tinha esperança de ter um talento escondido, mas foi desastroso. Ainda assim, muito divertido!

Na Grande São Paulo, reencontrei uma amiga do meu primeiro intercâmbio em 2010!

Também, visitei o famoso Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), com acervo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Pude apreciar uma das obras mais importantes de Portinari: "O Lavrador de Café" (1934), retratando, de forma marcante, a dureza enfrentada pelo trabalhador negro nos cafezais do século XX. 

Das várias obras impressionistas (Monet, Renoir, Cézanne, Degas, Manet), a que mais me impressionou, com sua delicadeza, foi a obra "Rosa e Azul"(1881) de Renoir.

Prestigiei, finalmente, uma obra impressionante de Antônio Francisco Lisboa, também conhecido como Aleijadinho. Com estilo Barroco e Rococó, Aleijadinho esculpia obras serenas e cheias de expressividade. Por volta dos 40 anos de idade, desenvolveu uma doença nas articulações, aos poucos perdendo os movimentos das mãos e dos pés. Mesmo limitado, ele continuou a trabalhar. No ínicio do século XIX, Aleijadinho desencarna, abandonado na Terra e reverenciado nos Céus.

2016 - A Terra do Parapente {Jaraguá do Sul}

Chegando ao fim do Curso de Engenharia Elétrica, fui selecionada para o programa de Estágio WEG, em Jaraguá do Sul-SC. Foi uma grande experiência trabalhar nesta multinacional brasileira, que é uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo. 

Também conheci uma família incrível que vai ficar Para Sempre Dentro do Meu Coração!

Participei do projeto cultural Música Para Todos na SCAR, onde fiz aulas de Piano, Canto, Coral, Percussão e Teoria. Com certeza, um dos projetos mais bem estruturados em ensino musical do Brasil. Apresentamos em práticas artísticas e no espetáculo de fim de ano Sons do Brasil.
  

No trabalho, minha janela dava de frente para o Morro das Antenas e eu assistia diariamente a vôos de parapente. A vontade de descobrir a emoção das alturas só aumentava.
Não podia deixar Jaraguá sem experimentar essa aventura. Numa manhã linda, subimos o morro. O instrutor preparou o equipamento e esperamos o vento. 10 minutos. 20 minutos. 30 minutos. E corri rumo ao precipício, mas ele pediu para parar, pois o vento ainda não estava ideal. Mais 30 minutos de espera, que valeram a pena! Voar de parapente foi como sentar no sofá de casa, com uma brisa leve, e assistir a uma paisagem natural em 360˚. O instrutor me deixou controlar o parapente e perguntou se eu queria que ele fizesse manobras. "MAS COM CERTEZA!"  Foi como andar em uma montanha-russa, mas livre de qualquer segurança! Experiência incrível!

2016 - A antiga cidade de {São Francisco do Sul}

São Francisco do Sul, carinhosamente chamada de São Chico, é a cidade mais antiga de Santa Catarina e a terceira mais antiga do Brasil, ocupada por volta de 1553. Apenas cinco anos antes, o Rei de Portugal sentiu a necessidade de criar uma administração central para o Brasil Colônia: o Governo Geral.
A cidade é repleta de construções antigas, frutos da soberba arquitetura colonial portuguesa, que foram construídas com os materiais mais abundantes daquela época: pedras, areia, argamassa de conchas e óleo de baleia (camada de gordura que protege as baleias do frio e, até o final do século XIX, era utilizada como combustível para iluminação, lubrificante e até na margarina).

Em 1768, devido à prosperidade alcançada pela vila, decorrente da tributação sobre farinha, peixe e aguardente, a população decidiu edificar um novo templo na cidade: a Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, com uma arquitetura simples e charmosa. 


Próximo à Igreja, no Centro-Histórico, está um pequeno pedaço da história da colonização do sul do Brasil, com casarões coloridos centenários ao longo da orla.
Imagem do Google

 Andando pelas ruas, ruelas e becos, até encontramos uma entrada para o Beco Diagonal. Pena que estava rebocada... 😛

Também curtimos a calma Praia de Enseada e, para fechar com chave de ouro, encerramos o dia sentados nas gigantes pedras da Prainha, onde assistimos a um pôr do sol deslumbrante!