Monday, July 24, 2017

2017 - Meu primeiro SCUBA Diving em {Arraial do Cabo}

Em busca de desafios e superação, partimos, animadas, para fazer o nosso primeiro mergulho no mar!
 Ficamos hospedadas em Cabo Frio, cidade com praias de águas cristalinas, excelentes para a prática de snorkeling (mergulho livre). Na Praia das Conchas, achei um spotpróximo a uma encosta, tão calmo como uma piscina e com visibilidade maravilhosa para apreciar a vida marinha.

A caminho de Arraial do Cabo, paramos no artístico Portal da Cidade, no estilo Páez Vilaró.

Embarcamos no Pier 3, para fazer o nosso Batismo (discover SCUBA dive), um mergulho acompanhado, para pessoas não certificadas. No barco, tivemos uma explicação rápida sobre equalização dos ouvidos para suportar a pressão, não interferência na vida subaquática e utilização dos equipamentos. 


Como ainda estou superando o medo d'água, ter feito previamente as aulas teóricas e de piscina do Curso Básico (Open Water SCUBA Diver) foi fundamental para me manter tranquila. Compreender os detalhes de como funciona a roupa de neoprene, que retarda a perda de calor, como é engenhado o cilindro de ar comprimido e não oxigênio, como o sistema é redundante em segurança, como lidar com a variação de pressão, como controlar a respiração, fizeram com que eu me preocupasse menos com o sistema SCUBA e aproveitasse muito mais o mergulho!

No batismo, podíamos descer até 10 metros de profundidade. Fomos até 7m, durante uns 30 minutos, com uma temperatura d'água de 21˚C. Estávamos batendo o queixo de frio, pois o corpo humano perde calor de 25 a 30 vezes mais rápido embaixo d'água que no ar, mas, com certeza, a fauna marinha exuberante compensou a tremedeira.

Ainda tive o privilégio de ser recebida por um gracioso cavalo-marinho.

Foi uma experiência única e maravilhosa! Um momento de calmaria indescritível! O descobrimento deste mundo novo só aumentou minha expectativa de finalizar o Curso Básico e explorar o universo submarino!

Monday, July 17, 2017

2017 - SuperAÇÃO no Curso OWD {Campinas}

Começamos uma aventura de superação de medos na Escola de Mergulho Captain Dive em Campinas! O Curso Open Water Diver, da SCUBA SCHOOLS INTERNATIONAL (SSI), forma mergulhadores de águas abertas com utilização de equipamento autônomo de respiração. O curso possui três módulos: teórico, treino em piscina e treino em águas abertas.
No curso teórico, tivemos uma introdução aos equipamentos e aprendemos também técnicas de equalização, riscos associados à variação de pressão e como realizar um mergulho seguro. A teoria é fundamental, pois compreender o que se passa, tanto tecnicamente quanto fisicamente, é essencial para um bom controle emocional.

Após um show do CPM22, na noite anterior, o segundo dia de aula foi de prática na piscina. Alagamos a máscara, engolimos água, mas começamos a nos familiarizar com o equipamento SCUBA. 

Aprendemos sobre a montagem do sistema, respiração, comunicação subaquática, snorkeling e ações de segurança no caso de falta de ar ou emergências. Mas a técnica que mais me encantou, foi o controle da flutuabilidade com a respiração. Dando ritmo à inspiração e expiração, é possível ficar estático para observar a vida marinha a uma pequena distância, sem impacto ambiental.  

Tivemos a sorte de aprender com um instrutor super paciente com duas alunas medrosas! Uma curiosidade super legal é que a Captain Dive treinou o ator do longa infantil 3D Pluft o Fantasminha, Nicolas Cruz, de apenas 10 anos para as gravações subaquáticas do filme, e a escola está nos bastidores das gravações, no estúdio montado dentro de uma piscina de 6 metros de profundidade na Escola Superior dos Bombeiros!